Jornada RePacificar

Conheça a jornada de construção e consolidação do RePacificar

Novembro, 2012

Fase preliminar

Em 2012, após concluir duas especializações em Ciências Jurídicas, Akira viaja aos Estados Unidos para estudar mediação de conflitos no Programa de Negociação da Universidade de Harvard e conhecer o modelo organizacional da ACR-GNY (Association for Conflict Resolution – Greater New York)

Novembro, 2012
Agosto, 2013

Construção do modelo social

Em 2013 Akira visita Recife, capital do Estado de Pernambuco, para conhecer o Projeto Escola Legal que trabalhava mediação escolar e comunitária. Nesta viagem conheceu o coordenador do projeto, Juiz Paulo Brandão e o idealizador do projeto, PhD Jean Carlos Lima, que veio a se tornar um grande parceiro do RePacificar.

Agosto, 2013
Março, 2014

Início do projeto piloto em Goiás

Através de uma parceria firmada com a então presidente do Instituto Jaime Câmara, Professora Raquel Teixeira, foi indicado o Colégio Estadual Jardim das Aroeiras, em Goiânia, para a implementação da metodologia de prevenção e resolução de conflitos.

Março, 2014

Expansão do projeto piloto

Após o início dos trabalhos no Colégio Aroeiras, foi firmada uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás e duas novas instituições passaram a compor o projeto piloto: CECOM – Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos e a Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos.

No mesmo ano foi criada a Criação da Comissão de Pacificação Social do Estado de Goiás – CEPAZ. Embora um projeto inicialmente desenvolvido pelo RePacificar, poucos meses após a fundação o presidente Akira deixou a comissão em virtude da forte carga de interesses políticos prevalecendo nas ações.

Setembro, 2014

Realização do Primeiro Congresso Internacional

Foi realizado em Goiânia o primeiro congresso internacional que viria a ser futuramente o Congresso RePacificar. Nesta primeira edição foram apresentados os resultados dos três pilotos, em palestra magna realizada por Akira na abertura do evento. O evento contou com a participação dos palestrantes Jean Carlos Lima Dal’Bianco (Pernambuco) e Alex Yaroslavsky (New York, EUA).

Setembro, 2014
Março, 2015

Parceria com Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Em março de 2015 o presidente do RePacificar foi chamado pela Secretária de Educação do Estado de Goiás, Professora Raquel Teixeira, para fazer um procedimento mediativo restaurativo entre o Colégio Estadual Luís Perillo e a Polícia Militar, em virtude de um grave conflito ocorrido na escola. Este caso ganhou repercussão nacional e foi o início da parceria com a Secretaria de Educação. No mesmo ano, os resultados deste caso seriam apresentado em um painel em Nova York.

Março, 2015

ACR Conferences (EUA)

Em março de 2015 o presidente do RePacificar foi chamado pela Secretária de Educação do Estado de Goiás, Professora Raquel Teixeira, para fazer um procedimento mediativo restaurativo entre o Colégio Estadual Luís Perillo e a Polícia Militar, em virtude de um grave conflito ocorrido na escola. Este caso ganhou repercussão nacional e foi o início da parceria com a Secretaria de Educação. No mesmo ano, os resultados deste caso seriam apresentados em um painel em Nova York.

Outubro, 2015

II Congresso Internacional RePacificar

A segunda edição do Congresso Internacional marcou uma nova fase das atividades, passando a usar o nome RePacificar e consolidando a sua metodologia, após o primeiro ano de avaliação dos pilotos. O evento foi marcado pela participação de integrantes da ACR-GNY e do diretor da Nelson Mandela Foundation, Verne Harris.

Outubro, 2015
Julho, 2016

Parceria com MPDFT (Brasília)

2016 foi marcado pela parceria público privada com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios para implementação da metodologia RePacificar em Sobradinho, Distrito Federal, sob a liderança do Promotor Pedro Arruda, um grande protagonista social.

Julho, 2016
Novembro, 2016

III Congresso Internacional RePacificar

A terceira edição do Congresso Internacional RePacificar deu início aos diálogos inter-religiosos e à parceria com Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi. O evento trouxe ainda a participação de um dos maiores nomes da cultura de paz do Brasil, Almir Lureano, doutor honoris causa pela Paz. 

Novembro, 2016
2017/01

RePacificar Educação

O primeiro semestre de 2017 foi marcado pela parceria RePacificar e a Superintendência de Saúde e Bem-Estar da Secretaria de Educação, que culminou na criação da Conferência RePacificar para Educação e Desenvolvimento Social. Neste evento foi lançado o prêmio Educador Confúcio, para educadores que se destacam nas ações em prol do desenvolvimento humano e social.

2017/01
Outubro,2017

IV Congresso Internacional RePacificar

A quarta edição do Congresso Internacional trouxe mais um legado da humanidade para o Coração do Brasil: sistema Houtoku para reestruturação de contextos em crises, criado por Kinjiro Ninomiya (1787 – 1857), representado pela sua descendente Dra. Mariko Nakagiri, da Universidade de Kyoto.

Outubro,2017
2018

Fechamento de um ciclo

2018 foi um ano de muitos trabalhos em escolas e comunidades de Goiás (Rio Verde, Jataí, Catalão, Aparecida de Goiânia e Anápolis) e encerramento da parceria com a Educação do Estado de Goiás, com a realização da segunda edição da Conferência RePacificar para Educação e entrega do prêmio RePacificar Educador Confúcio.

 

O fechamento da primeira fase do RePacificar foi marcado pelo RePacificar Encontros, com a participação de Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi, com evento itinerante em Goiânia, São Paulo e João Pessoa da Paraíba.

2018
Setembro, 2019

Validação da pesquisa científica

O RePacificar nasceu por meio de uma pesquisa científica realizada pelo fundador do RePacificar (2007 a 2009), ainda enquanto acadêmico do curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás. A pesquisa adquiriu carácter empírico ao longo das atividades do RePacificar, em especial com as ações em parceria com a Educação do Estado de Goiás, sendo concluída em 2018 com o encerramento do ciclo de implementação nas regiões do Estado de Goiás.

 

Os resultados foram apresentados na ACR-GNY Roundtable, na John Jay College, em Manhattam, evento organizado pela Ph.D Maria Volpe, diretora do Dispute Resolution Program da John Jay College of Criminal Justice e diretora do CUNY (City University of New York) Dispute Resolution Center

Setembro, 2019
Junho, 2020

Inclusão da Mediação Privada no CBO

Em meio à crise pandêmica provocada pela COVID-19, o presidente do RePacificar foi convidado para compor a equipe técnica que atuou na consultoria do processo de inclusão da Mediação Privada no Código Brasileiro de Ocupação – CBO. Esta iniciativa viria a ser precursora da criação do Movimento Brasileiro pela Mediação Privada.

Junho, 2020
Setembro, 2020

RePacificar World Summit 2020

Os desafios da pandemia e a análise das ações realizadas em diversos países para lidar com este novo cenário foi a pauta do maior evento já realizado pelo RePacificar, o RePacificar World Summit – Online Forum in Response to the Crisis, contando com 14 painéis realizados semanalmente, ao longo de quase dois meses de evento.  

Setembro, 2020
Setembro, 2021

RePacificar World Summit 2021

A segunda edição do RWS, ainda mantendo o formato virtual, com alguns painéis realizados de forma híbrida, retomou a tradição do RePacificar de fomentar e apoiar ações de implementação de práticas mediativas na sociedade. No Painel Advocacia Mediativa, foi entregue para a Ordem de Advogados do Brasil, Seção Goiás, o projeto de criação de Centrais Modelos de Resolução de Conflitos.

Setembro, 2021
Contato

Entre em contato conosco via e-mail

contato@repacificar.org